quinta-feira, outubro 26, 2006

Glossário sobre alguns termos do tema Reprodução

-Características sexuais secundárias: Caracteres não diretamente ligados aos órgãos da reprodução, mas que colaboram para diferenciar os sexos. (Pêlos, largura do quadril, seios, barba...).

-Ciclo Menstrual: Ciclos de mudanças nas secreções de certos hormônios femininos (FSH, LH, estrógenos e progesterona), e conseqüentes mudanças no sistema genital feminino, com o intuito de preparar o organismo da mulher (espessamento do endométrio) para que possa conduzir uma gestação. Geralmente dura 28 dias, do início de uma menstruação (dia 1) até a próxima (dia 1 da próxima, 29 dias depois da anterior).

-Ejaculação: Resposta involuntária que consiste em contrações repetidas e ritmadas dos músculos presentes em diversas estruturas do sistema genital masculino, com o intuito de expulsar o esperma através do pênis.

-Ereção: Enrijecimento e aumento do tamanho do pênis, causado pelo estímulo sexual. Deve-se a uma resposta involuntária, e consiste no fato de que os tecidos do pênis (corpos cavernosos e corpos esponjosos) se enchem de sangue.

-Esperma ou sêmen: Conjunto constituído pelos líqüidos produzidos pela próstata e vesículas seminais mais os espermatozóides, com a função de nutri-los e permitir que nadem.

-Menstruação: Fluxo sangüíneo que desce pela vagina, resultado da descamação do endométrio espessado, que estava sendo preparado para receber um embrião, mas não o recebeu (porque não houve fecundação). Marca o início de um ciclo menstrual, e dura por volta de 3-5 dias.

-Orgasmo: Sensação máxima de prazer físico, nos homens, coincide com a ejaculação.

-Ovulação: É a expulsão de um óvulo maduro de seu folículo ovariano. Ocorre normalmente no dia 14, de um ciclo menstrual normal de 28 dias.

-Placenta: Órgão fetal, constituído por tecidos fetais e maternos, formado após a implantação do embrião no endométrio. A placenta transporta nutrientes do sangue da mãe para o feto, e excretas do feto para o sangue da mãe, mas sem permitir que haja a mistura de sangue materno com sangue fetal. O feto é ligado à placenta pelo cordão umbilical, e a placenta é eliminada do corpo da mãe logo após o parto. A placenta também é responsável pela produção de estrógenos e progesterona, quando cessa a atividade do corpo amarelo.

-Puberdade: Período em que, por influência dos hormônios sexuais, dá-se o início do desenvolvimento das características sexuais secundárias e a maturação dos órgãos sexuais, acompanhadas do crescimento do corpo. Além destas mudanças físicas e fisiológicas, há também mudanças psicológicas. (Dentre as mudanças fisiológicas temos o aumento da transpiração, e o aumento da secreção sebácea).