terça-feira, outubro 24, 2006

Respostas dos exercícios sobre reprodução

Trabalhando a Leitura (pp. 230-231)

1) Os gêmeos univitelinos originam-se de um só ovo fecundado, ou zigoto. São por isso, chamados de monozigóticos (“provenientes de um único zigoto”), enquanto cada gêmeo de um par de gêmeos fraternos provém de um ovo, ou zigoto, separado, daí o termo dizigóticos (“provenientes de dois zigotos independentes”).

2) No caso de gêmeos idênticos, um único óvulo, fecundado por um espermatozóide, sofre as primeiras divisões celulares. Num certo momento, o pequeno embrião se separa em duas massas de células, que, a partir daí, se desenvolvem de forma independente. No caso de gêmeos fraternos, dois óvulos diferentes são fecundados, cada um por um espermatozóide, formando-se, desde o início, dois embriões que se desenvolvem de forma independente.

Faça seu próprio resumo (p. 231)

1) As células reprodutoras masculinas são chamadas de espermatozóides e as femininas são os óvulos.

2) O pênis tem função de reprodução e excreção porque pela uretra, tubo que passa em seu interior, é expelida não só a urina, mas também o esperma.

3) A função dos testículos é produzir espermatozóides e hormônios (testosterona).

4) Os ductos deferentes são canais através dos quais os espermatozóides que saem dos epidídimos atingem a uretra.

5) Ejaculação é o processo no qual o esperma contendo espermatozóides, é expelido pela uretra.

6) Os ovários, na mulher, correspondem aos testículos do homem porque produzem os óvulos, gametas femininos.

7) O óvulo é fecundado normalmente no terço superior da tuba uterina (próximo ao ovário).

8) A menstruação consiste na descamação da mucosa do útero (endométrio), sendo que os restos de células e de sangue são expelidos para o meio externo (fluxo sangüíneo).

9) A placenta é a estrutura que estabelece a ligação entre a criança e a mãe. Ela é formada por tecidos tanto do embrião quanto do útero da mãe. Sua importância está no fato de que, através dela, ocorrem as trocas de substâncias entre os sangues da mãe e do filho.

10) Nas mulheres, a gonorréia produz sintomas pouco aparentes e pode passar despercebida. Por isso, ela pode tornar-se mais grave antes de ser tratada, ocorrendo, por exemplo, inflamações nas tubas uterinas e sua obstrução. Com as tubas obstruídas, a mulher pode se tornar estéril.

Pensando e pesquisando (p. 231)

1) Devido ao fato de que muitos deles não chegam até o óvulo, morrendo no caminho. Por outro lado, é a soma das enzimas de vários espermatozóides que permite que apenas um, finalmente, penetre no óvulo.

2) O óvulo somente é liberado mais ou menos no décimo quarto dia. Assim, espermatozóides liberados até o décimo dia do ciclo morreriam antes de o óvulo ter sido liberado. Por outro lado, uma relação sexual nos dez últimos dias do ciclo também não levaria à gravidez pelo fato de o óvulo, liberado no décimo quarto dia, não ser mais passível de fecundação.

3) A progesterona, quando presente, impede que a mucosa uterina sofra descamação, para que ela continue abrigando e nutrindo o embrião nela implantado.

4) Pesquisa pessoal.

5) A gonorréia e a sífilis são causadas por bactérias, microrganismos sensíveis à ação de antibióticos. Isso não ocorre com os vírus, causadores do herpes e da AIDS.

6) Tanto a camisinha masculina quanto a feminina são eficientes na prevenção das DSTs.