quinta-feira, outubro 12, 2006

Respostas dos exercícios sobre o sistema endócrino

Faça seu próprio resumo (p. 208)

  1. Os hormônios agem mais lentamente no organismo do que os impulsos nervosos porque são transportados pelo sangue, cuja velocidade é menor que a dos impulsos do sistema nervoso.
  2. As ações da adrenalina sobre os diversos órgãos do organismo estão listadas na página 203.
  3. Quando a quantidade de açúcar no sangue aumenta, esse aumento é “percebido” por algumas células do pâncreas, que produzem a insulina. A insulina tem a função de facilitar a penetração de glicose através da membrana plasmática das células.
  4. O pâncreas produz o glucagon, que age sobre o fígado, forçando o glicogênio a converter-se novamente em glicose. A glicose é devolvida ao sangue e a sua concentração volta ao normal.
  5. A principal função da tiroxina é controlar a velocidade do metabolismo do organismo. (De forma geral, acelera o metabolismo).
  6. Pessoas adultas com hipotireoidismo apresentam metabolismo lento de modo geral (batimentos cardíacos, respiração, temperatura corporal). Têm tendência à obesidade e tornam-se mais lentas (física e mentalmente). Podem desenvolver o bócio (causado pelo crescimento anormal da glândula tireóidea).

Pensando e pesquisando (p. 208)

  1. A urina atraía moscas pelo fato de conter açúcar. Somente pessoas com excesso de açúcar no sangue, ou seja, diabéticos, apresentam açúcar na urina, já que esse excesso é normalmente filtrado nos rins.
  2. Há muita semelhança. Quando a taxa de glicose no sangue aumenta, o pâncreas é estimulado e produz insulina. Esse hormônio facilita a penetração de glicose nas células, onde será armazenada. Assim, a taxa de glicose no sangue volta à normalidade e a produção de insulina é interrompida. Por outro lado, uma baixa taxa de glicose no sangue, devida, por exemplo, a um jejum prolongado, estimula o pâncreas a produzir outro hormônio, o glucagon, que força o glicogênio armazenado no fígado a se transformar em glicose. Essa glicose é secretada no sangue, o que corrige o problema.