sexta-feira, setembro 29, 2006

Resumo de sistema nervoso

Sistema nervoso

-- Definição e funções: Sistema cuja função principal é a integração e comunicação entre as partes do corpo, e entre o corpo e o ambiente (recepção de estímulos sensoriais e elaboração de respostas adequadas para estes estímulos). É a central de telecomunicações do corpo. Todas as informações de dentro e fora do corpo devem passar por este sistema.

Estímulo à Entrada da informação à Processamento pelo sistema nervoso (Informação recebida, interpretada, e ocorre a elaboração de uma resposta) à Resposta (Atividade do órgão ou estrutura efetora, como por exemplo, a contração da musculatura esquelética, ou a secreção de uma glândula endócrina).

-- Neurônios: São as principais células do sistema nervoso (e tecido nervoso). São células alongadas, responsáveis pela transmissão de mensagens na forma de impulsos nervosos. Um neurônio típico é constituído de três partes básicas:

1) Dendritos: Prolongamentos ramificados que funcionam como “antenas” captadoras de sinais, recebendo estímulos ou impulsos nervosos provenientes de outros neurônios ou outras células sensoriais. Estes estímulos geralmente são enviados ao corpo celular.

2) Corpo Celular: Parte volumosa, onde se encontram o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas. Seria o “centro de controle”.

3) Axônio: É um “cabo”, responsável por transmitir os impulsos e estímulos para outro neurônio ou para as células de uma estrutura efetora, como por exemplo, células musculares.


Sentido do impulso nervoso: Dendritos à Corpo Celular à Axônio.

Comunicam-se via sinapses.

- Nervos: União de Neurofibras (axônios ou dendritos).

- Gânglios nervosos: Grupos de corpos celulares de neurônios.

-- Organização do sistema nervoso:


- Sistema Nervoso Central (SNC): Constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo) e medula espinhal. Tem como funções, o processamento e a integração das informações. É no SNC que chegam as informações sensoriais (trazidas pelo SNP), é nele que estas informações são processadas, e as respostas são elaboradas.

- Sistema Nervoso Periférico (SNP): Formado pelos nervos (cranianos e espinhais) e gânglios nervosos. Tem como funções, a condução de informações entre órgãos receptores de estímulos (informações sensoriais), o SNC, e os órgãos efetores das respostas.

-- Sistema Nervoso Central (SNC):

Encéfalo: Constituído pelo cérebro, cerebelo e bulbo.

1) Cérebro: É o centro da memória, inteligência e aprendizado. Apresenta a superfície pregueada, e essa superfície (córtex) é rica em corpos celulares de neurônios (substância cinzenta), com regiões sensoriais, associativas e motoras. *Substância cinzenta: Corpos Celulares. / Substância branca: Axônios (“gordura”).

2) Cerebelo: Responsável pelo equilíbrio do organismo, pois faz o ajuste fino dos movimentos.

3) Bulbo: Regula as freqüências cardíaca e respiratória (mede a concentração de CO2 no sangue), responsável também pelos reflexos de espirro e tosse, e secreção de saliva.

Medula espinhal: Cordão cilíndrico alojado na coluna vertebral, que atua como estação retransmissora graças aos nervos que partem dela: Várias informações sensoriais passam por ela antes de chegar ao encéfalo, e várias respostas elaboradas pelo encéfalo passam por ela, antes de chegarem aos órgãos efetores. Elabora também respostas simples e rápidas (reflexos).

*Meninges: As estruturas do SNC são revestidas por três membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges. SNC-(Pia-máter)-(Aracnóide)-(Dura-máter). Os espaços entre o SNC e as meninges, e as partes ocas do SNC são preenchidas pelo líqüido cérebro-espinhal, ou cefalorraquidiano, com função de absorção de choques.

-- Sistema Nervoso Periférico (SNP):

Constituído pelos nervos e gânglios, que conectam o sistema nervoso central ao ambiente.

- Classificação dos nervos:

1) Aferentes ou sensitivos (raiz dorsal);

2) Eferentes ou motores (raiz ventral);

3) Mistos.

1) Nervos cranianos (12 pares);

2) Nervos Raquidianos (ou espinhais, 31 pares).

- SNP Somático ou voluntário: Efetua movimentos voluntários. Formado por neurofibras motoras que levam a informação (= conduzem o impulso nervoso) do SNC aos músculos estriados esqueléticos.

- SNP Autônomo, ou involuntário, ou visceral: Regula a atividade interna do organismo, ao controlar a atividade de outros sistemas (circulatório, digestório...). Controla o automatismo dos órgãos internos. É formado por neurofibras que conduzem as informações do SNC às células musculares lisas e à musculatura estriada cardíaca.

Ø SNPA Simpático e Parassimpático: O SNP Autônomo é subdividido em dois ramos, o Simpático e o Parassimpático, com ações antagônicas, mas atuando em conjunto para ajustar o funcionamento do organismo às diversas situações ambientais.

- Reflexos e atos reflexos: Movimentos rápidos e involuntários, elaborados pela medula espinhal, sem a interferência do encéfalo, geralmente em situações de emergência, com o intuito de resguardar a integridade física do organismo.

-- Drogas psicotrópicas: Substâncias capazes de alterar o funcionamento dos neurônios, e induzir o indivíduo à dependência e tolerância:

  • Dependência: Necessidade em continuar a utilizar a substância;
  • Tolerância: Necessidade de consumir a droga em maiores quantidades, para se obter o mesmo efeito.

- Podem ser de três tipos:

1) Depressoras do SNC: “Diminuem a atividade mental”, o SNC passa a funcionar de forma mais lenta. Exemplos: Álcool e ópio.

2) Estimulantes do SNC: “Aumentam a atividade mental”, estimulam a atividade do SNC. Exemplos: Cocaína, Crack e Nicotina.

3) Alucinógenas ou perturbadoras do SNC: Alteram a percepção do indivíduo. Exemplos, LSD e maconha.