segunda-feira, outubro 09, 2006

Respostas dos exercícios sobre os órgãos dos sentidos

Faça seu próprio resumo (pg. 198)

1. As camadas que formam o olho humano são: A esclerótica (mais externa), a coróide, e a retina (mais interna).

2. A córnea é transparente, permitindo a passagem de luz, diferentemente do restante da esclerótica.

3. Na retina existem dois tipos de células receptoras de luz: Os cones e os bastonetes. Os cones são mais sensíveis à luz mais intensa, e os bastonetes, à iluminação mais fraca.

4. A quantidade de luz que entra no olho (e chega à retina) é controlada pela abertura da pupila, cujo diâmetro é, por sua vez, controlado por um reflexo do sistema nervoso autônomo.

5. O cristalino se achata e fica mais fino quando os objetos estão mais distantes. Ele se torna mais espesso quando os objetos estão mais próximos.

6. A orelha tem, além da audição, também a função de dar ao cérebro informações sobre a posição de nosso corpo, relacionada ao equilíbrio.

7. Na orelha interna, a cóclea tem função auditiva, enquanto o labirinto está relacionado ao equilíbrio.

8. O sabor dos alimentos depende da gustação e da olfação. A gustação refere-se às combinações dos 4 sabores básicos (doce, salgado, azedo e amargo), e a olfação relaciona-se ao cheiro dos alimentos.

Pensando e pesquisando (pg. 199)

1. As pessoas que dirigem à noite estão com uma grande quantidade de púrpura visual na retina. Isso torna os olhos muito sensíveis à luz forte e passíveis de ofuscamento, o que pode resultar em acidentes.

2. Depende da fonte da fonte pesquisada. Há, na realidade mais de um tipo de daltonismo. Muitas pessoas confundem, assim, certos tons de marrom com verde. Sabe-se, ainda, que essa incapacidade se manifesta em graus.

3. A palavra xeroftalmia significa, literalmente “olho seco”. Nessa doença, a córnea torna-se enrugada e seca pela falta de lágrimas. Isso é ocasionado pela carência de vitamina A, também chamada de antixeroftálmica.

4. Normalmente, a labirintite causa tonturas, enjôos, sensação de flutuação, perda de equilíbrio e até dificuldade para manter a postura ereta. Os enjôos que ocorrem em viagens estão igualmente relacionados à estimulação do labirinto, devido ao movimento do corpo.